Quem Somos

Conheça a GVB

A GVB – Gestão e Valorização de Baterias, Lda., foi constituída em 25 de setembro de 2009, e é uma sociedade por quotas, que tem como sócios a Exide Technologies, Lda. (EXIDE), a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) e a Associação Nacional dos Recuperadores de Produtos Recicláveis (ANAREPRE).

Em 21 de novembro de 2012, foi celebrada a escritura de fusão da Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente (AEPSA), como sociedade incorporante, com a Associação Nacional dos Recuperadores de Produtos Recicláveis (ANAREPRE), como sociedade incorporada, tendo a AEPSA passado a ser a titular das relações jurídicas da ANAREPRE enquanto sócia da GVB.

A GVB tem como capital social cinquenta mil euros, detendo a EXIDE uma quota no valor nominal de trinta mil euros, correspondentes a 60% do capital social, a ANECRA uma quota no valor nominal de dez mil euros, correspondentes a 20% do capital social e a AEPSA uma quota no valor nominal de dez mil euros, correspondentes aos restantes 20% do capital social.

A GVB não distribuirá lucros aos sócios, pelo que os resultados líquidos serão reinvestidos em atividades compreendidas no seu âmbito de atuação.

Através do Despacho n.º 11275-E/2017, de 19 de dezembro, do Secretário de Estado do Ambiente, foi atribuída Licença à GVB para gerir o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Baterias e Acumuladores Industriais e Baterias e Acumuladores para Veículos Automóveis (SIGRAB).

Sócios

A EXIDE Technologies, Lda. (EXIDE), designação atual da empresa fundada em 1 de julho de 1920, então com a designação de Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor, é líder há várias décadas do mercado de baterias em Portugal.

A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), conquistou ao longo de mais de 100 anos de existência a liderança entre as associações do setor automóvel em Portugal, contando atualmente com cerca de 3.500 associados.

A AEPSA, Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente, foi criada em abril de 1994, adotando a denominação Associação das Empresas Portuguesas para o Sector da Água. Mais tarde, em novembro de 1997, com o alargamento das suas atividades à área dos resíduos sólidos, alterou a sua denominação para Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente.

A GVB reúne assim um conjunto muito alargado de parceiros com competência para desenvolver as atividades inerentes, tanto à gestão de baterias e acumuladores colocados no mercado, como à gestão dos respetivos resíduos gerados.

+ infoProcedimento Concursal n.º 1/2024/Li,
aberto de 18 de março a 26 de abril de 2024
Baterias Lítio